Facebook Pixel 10 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia – e-lens

10 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia

10 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia

Usar lente de contato na praia é muito mais prático, pois evita que os óculos incomodem, caiam no chão, ou se percam no mar, e tudo isso sem enxergar a paisagem embaçada. Mas é necessário tomar alguns cuidados para não prejudicar a saúde. Veja a seguir algumas dicas para curtir a praia e aproveitar o sol com as suas lentes de contato.

10 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia

10 dicas para acertar no uso de lentes de contato na praia

  1. A praia é considerada um ambiente muito úmido, que favorece o acúmulo de bactérias nas lentes, podendo causar infecção. Por isso, é importante usar lentes de descarte diário, que ficam menos tempo expostas à possibilidade de contaminação.
  2. As lentes de contato rígidas são mais seguras do que as gelatinosas. Se você acreditar que houve contaminação, basta retirar as lentes de contato e levar ao seu oftalmologista para uma nova esterilização.
  3. Não abra os olhos embaixo d’água, pois dessa forma a possibilidade de contaminação é muito maior, já que a água fica mais tempo em contato com os seus olhos e com as lentes.
  4. O banho de chuveiro também pode oferecer risco de contaminação, pois apesar da água ser tratada, pode haver bactérias no encanamento ou no chuveiro. O ideal é não usar as lentes durante o banho, ou então retirá-las assim que terminar o banho.
  5. Evitando a entrada de água nos olhos, você evita que as bactérias entrem em contato com a sua córnea. Mas se acontecer, troque a lente de contato assim que possível, pois as bactérias permanecem em contato com os olhos enquanto você estiver usando as mesmas lentes.
  6. Apesar de não ser tão preocupante quanto a água, também podem entrar no olho areia, poeira, ciscos ou protetor solar. Nesses casos, basta tirar as lentes, lavar com a solução de limpeza adequada para o seu tipo de lente e colocar novamente.
  7. Tome cuidado com o estojo usado para guardar as lentes de contato e com as soluções de limpeza que você levar à praia. Eles precisam ficar guardados em um local totalmente limpo e livre de possibilidade de contaminação.
  8. As lentes de contato proporcionam a liberdade de enxergar perfeitamente, sem os óculos, mas não oferecem a proteção contra os raios UV. E como na praia a exposição aos raios solares é maior, é necessário usar óculos de sol, com lentes que possuam proteção contra radiação ultravioleta.
  9. Se mesmo mantendo esses cuidados, ao final do dia na praia os olhos estiverem irritados, fazer uma compressa com água gelada filtrada, sem deixar a água entrar no olho, pode ser suficiente para diminuir a irritação. Se a irritação permanecer, é necessário procurar atendimento médico.
  10. Se você nunca usou lente de contato, antes de ir à praia é necessário consultar o médico oftalmologista, que vai indicar qual é o tipo de lente mais indicada para o seu caso, e o grau adequado, já que o grau é diferente para óculos e lentes de contato.

Seguindo essas dicas, você pode aproveitar o seu dia de diversão na praia, tendo a certeza de que o conforto e a saúde dos seus olhos estão garantidos.

Artigos Relacionados

Tags:
, ,