Facebook Pixel Adolescente pode usar lente de contato? Entenda aqui! – e-lens

Adolescente pode usar lente de contato? Entenda aqui!

Adolescente pode usar lente de contato? Entenda aqui!

Trocar os óculos por uma alternativa de correção é o desejo de muita gente que tem problemas de visão. Isso não é diferente para quem vive a transição entre a fase infantil e a juventude. Mas, então, surge a pergunta: adolescente pode usar lente de contato?

A resposta para a pergunta é: sim! Porém, desde que tome alguns cuidados e tenha o aval do oftalmologista. É esse profissional que vai pedir exames para conferir a viabilidade do uso de lentes, além da escolha do modelo ideal para cada paciente.

Neste post, vamos mostrar as principais vantagens do uso da lente de contato na adolescência e os cuidados que é preciso ter para manter a saúde dos olhos. Vamos lá? Continue lendo!

Quais são os benefícios das lentes para adolescentes?

Você já sabe que adolescente pode usar lente de contato, mas quais são as vantagens reais do produto para esse público? Por que, afinal de contas, trocar os óculos por essa alternativa de correção visual?

Os principais benefícios do uso de lentes na adolescência são as seguintes:

Elevam a autoestima

Muitos adolescentes querem usar lentes de contato simplesmente porque acreditam que vão se sentir melhor, já que elas não alteram o visual do rosto como os óculos. Sim, isso realmente acontece com muita gente que adere ao produto. Então, por que não usá-lo?

Melhoram o desempenho durante a prática esportiva

Para quem pratica esportes — seja por diversão, seja para fins de competição ou profissionais —, as lentes são essenciais. Isso porque, como têm um campo mais amplo de visão, elas não atrapalham o rendimento de quem usa. Nesse caso, as lentes do tipo descartáveis são as mais recomendadas.

Permitem que a make apareça mais

Para quem não abre mão de uma make linda e chamativa, as lentes de contato são perfeitas, pois permitem que a maquiagem apareça mais. Para proteger os olhos, porém, é importante se lembrar de aplicar o produto antes, e só retirá-lo após passar o demaquilante, ok?

Quais cuidados o adolescente deve ter ao usar lentes?

Não é porque o adolescente pode usar lente de contato que ele deve adquiri-la sem tomar alguns cuidados. O primeiro deles, como dissemos, é a consulta com o oftalmologista. Do contrário, além de não corrigir a visão, o produto poderá causar incômodos ou até lesões e problemas oculares mais graves.

Também é preciso orientar o adolescente para o uso correto das lentes. Afinal, ele deve ser capaz de colocá-las e retirá-las sozinho, além de seguir as indicações do especialista sobre como usar, higienizar e fazer a manutenção delas.

Dito isso, vejamos quais são as outras recomendações que devem ser feitas a esse público.

Jamais compartilhe as lentes de contato

Como é de uso individual, o produto pode causar infecções se for compartilhado. Além disso, a lente é feita para corrigir o problema de visão de uma única pessoa. Ou seja, não serve para os outros.

Lave e seque as mãos antes de colocar e retirar as lentes

Esse cuidado é fundamental para evitar que o adolescente tenha problemas oculares causados por micro-organismos presentes nas mãos. Assim como a lente, o estojo para guardá-la deve estar sempre limpo.

Manuseie o produto com cautela

Lentes de contato devem ser retiradas do estojo com as pontas dos dedos, jamais com as unhas. Aqui, todo cuidado é pouco, já que elas podem rasgar se o manuseio for feito de forma incorreta — nessa situação, o produto não pode ser usado, pois é capaz de ferir os olhos.

Não dormir com a lente, nem usá-la fora do prazo de validade, também é essencial. Aliás, para evitar irritação e alergias, indicamos as lentes diárias, que devem ser descartadas após o uso único. A grande vantagem dessa alternativa é que ela dispensa a limpeza e os cuidados com manutenção.

Enfim, agora você já sabe que um adolescente pode usar lente de contato, além das principais vantagens do produto para esse público e as precauções necessárias para manter os olhos saudáveis. Em caso de dúvidas ou algum problema ocular, lembre-se que é fundamental procurar de imediato o oftalmologista, combinado?

Então, o que achou deste post? Gostou? Agora, aproveite e descubra também se as crianças podem usar lentes de contato!

Artigos Relacionados