Facebook Pixel Olhar para o sol é perigoso; entenda – e-lens

Olhar para o sol é perigoso; entenda

Olhar para o sol é perigoso; entenda

Seja um eclipse ou um lindo pôr-do-sol, olhar diretamente para o sol é perigoso, mesmo parcialmente bloqueado pela lua. Segundo o astrônomo Rick Fienberg, da Sociedade Astronômica Americana (AAS), a não ser no momento em que o sol está completamente coberto pela lua, o eclipse precisa ser observado com óculos especiais certificados pelos padrões internacionais de segurança.

Antes de mais nada, é preciso entender como o olho funciona. Diferentes partes do olho trabalham para criar a visão. A íris, a faixa colorida em volta da pupila, abre e fecha sua pupila para controlar a quantidade de luz que entra no olho. A córnea é a parte da frente do olho, responsável por curvar a luz que entra no olho. O cristalino fica atrás da pupila e foca a luz na retina, um tecido delicado localizado atrás do olho. Há células na retina capazes de detectar a luz que vem do cristalino e processá-la em informação que, então, é enviada através do nervo óptico para o cérebro, que decide o que fazer com essa informação.

No centro da retina está a mácula, responsável por que vemos logo na frente dos nossos olhos, que provê a nossa visão mais nítida. Segundo o doutor Joel Schuman, professor do departamento de oftalmologia na NYU Langone Medical Center, se a mácula for danificada, você deixa de ver nitidamente no centro da sua visão e acaba vendo uma área cinza ou preta no lugar.

Infelizmente, a mácula é muito vulnerável à luz do sol. O dano pode acontecer em apenas 30 ou 60 segundos olhando diretamente para o sol. “Às vezes até menos”, afirma o doutor Schuman. Quando a retina é exposta à dano solar, as células da mácula ficam danificadas, impedindo-as de processar corretamente as informações visuais. O resultado são os pontos escuros no centro da visão.

O mais grave é que a maior parte dos danos são permanentes. Uma parte pode se corrigir com o tempo, mas não há tratamento real para reverter o dano. Apesar de tudo, é improvável ficar cego dessa maneira.

Consulte um oftalmologista regularmente para garantir a qualidade da sua visão e encontre a solução para seus problemas em www.e-lens.com.br.

Fonte: Buzzfeed Health

Artigos Relacionados