Facebook Pixel e-lens | Exame de vista pode detectar Parkinson, aponta estudo

Exame de vista pode detectar Parkinson, aponta estudo

Um exames simples e não-invasivo, como o exame de vista.

Exame de vista pode detectar Parkinson, aponta estudo

Um simples exame de vista detectando Parkinson, antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem? É o que acreditam os pesquisadores da University College London após realizarem testes em roedores. O estudo é considerado animador pelos neurologistas.

A professora Francesca Cordeiro, que liderou a pesquisa, afirma que o método, além de barato e não-invasivo, é “potencialmente uma descoberta revolucionária no diagnóstico adiantado e tratamento de uma das doenças mais debilitantes do mundo”.

Os sintomas do Parkinson incluem tremores, rigidez nos músculos, movimentos lentos e qualidade de vida reduzida. Esses sintomas, normalmente, só se manifestam depois que as células cerebrais são danificadas e até hoje não há exames, de nenhum tipo, que concluam um diagnóstico de Parkinson. A doença não causa morte diretamente, mas os sintomas pioram com o tempo.

O Parkinson afeta 1 a cada 500 pessoas e é a segunda doença neurodegenerativa mais comum do mundo. Até hoje, não há exames, de nenhum tipo, que concluam um diagnóstico de Parkinson.

Necessidade urgente

Segundo o diretor de pesquisa Arthur Roach, da caridade Parkinson’s UK, “havia a necessidade urgente para uma maneira simples e precisa de detecção da condição, especialmente em estágios iniciais”.

“Apesar de a pesquisa estar no começo e ainda ser necessário fazer testes em seres humanos, um exame simples e não-invasivo como um exame de vista poderia ser um passo significante na busca de tratamentos para atingir as causas da condição em vez de apenas esconder os sintomas”, adicionou Arthur Roach.

A e-lens sempre reforça: consulte um oftalmologista regularmente. Saúde ocular é importante e jamais deve ser deixada de lado.

Fonte: BBC