Facebook Pixel e-lens | Óculos ou lentes de contato. Qual te dá mais liberdade para ver o mundo?

Óculos ou lentes de contato. Qual te dá mais liberdade para ver o mundo?

Óculos ou lentes de contato. Qual te dá mais liberdade para ver o mundo?

Quem sofre de problemas de visão há anos sabe da importância de trocar periodicamente de óculos ou lentes de contato. No entanto, para quem descobriu há pouco tempo, sempre surge aquela dúvida sobre quem deverá ser seu companheiro ideal para enxergar perfeitamente.

Óculos ou lentes de contato? Afinal de contas, qual a melhor alternativa? Independentemente da escolha, saiba que ambos são grandes amigos de quem busca uma solução para corrigir o problema de visão.

Para quem ainda tem dúvidas, vamos mostrar quais as principais vantagens e desvantagens de cada alternativa. Confira!

Conteúdo

Por que usar óculos?

Os óculos de grau são a maneira mais tradicional de tratar problemas de visão. É fundamental mantê-los limpos, pode ser com água e sabão neutro, pois, se bem cuidados, eles podem durar por vários anos.

Além disso, muita gente usa óculos com lentes de grau como acessórios de estilo, sabia? Com tantos modelos disponíveis — em formatos e cores também variados —, eles servem para complementar ou até mesmo destacar o look.

No entanto, não podemos deixar de lembrar que os óculos distorcem a visão periférica e, em dias de chuva, suas lentes podem embaçar. O mesmo acontece ao provar uma bebida quente, como um saboroso cafezinho ou chá.

Quem usa ou já usou óculos sabe também que uma hora ou outra é normal esquecê-los em algum lugar da casa. Logo, o risco de perdê-los, riscá-los e até quebrá-los pode ser grande.

É por essas e outras que muitas pessoas optam pelas lentes de contato. Há, ainda, quem fique com as duas opções: óculos para o dia a dia e lentes para ocasiões especiais.

Por que usar lentes?

A maioria dos problemas de visão é facilmente corrigida com lentes de contato. Inclusive, em alguns casos, são mais indicadas que os óculos.

Em geral, desvios na curvatura da córnea só podem ser solucionados com o uso delas. Isso acontece, por exemplo, em quem tem ceratocone, problema degenerativo que provoca a saliência da camada transparente localizada no globo ocular.

A preferência pelas lentes também deve ser dada a quem sofre com uma considerável diferença de graus entre os dois olhos.

Práticas e confortáveis, as lentes de contato proporcionam uma liberdade única para quem precisa enxergar melhor. De uso diário, quinzenal, mensal e até anual, a maior parte dos modelos é produzida com alta tecnologia, excelente oxigenação, hidratação e estabilidade.

Existem diversas opções que se adaptam a cada pessoa. Entre elas, é claro, estão as coloridas, que ajudam a mudar o visual num piscar de olhos.

Por serem quase imperceptíveis, as lentes não alteram sua aparência. Além de tudo, proporcionam ótima correção, pois não diminuem o campo de visão.

Essa qualidade também as torna perfeitas para quem pratica esportes. Além de tudo, são confortáveis, auxiliam no bom desempenho de um atleta e evitam acidentes que poderiam ser provocados com o uso dos óculos. Nesse caso, o modelo descartável é o mais indicado.

E entre tantas vantagens, tem aquela que ninguém pode negar: o risco de esquecê-las em algum lugar é nulo. Portanto, se você busca praticidade, aposte nas lentes que vai ser sucesso!

Quais cuidados ter com as lentes?

Uma coisa é certa: as lentes de contato exigem um grande cuidado. Logo, é preciso mantê-las sempre limpas para ficar em dia a saúde dos olhos. Para tal, devem ser utilizadas soluções específicas, que jamais podem ser substituídas por água ou soro fisiológico.

Na hora de colocá-las, é essencial lavar bem as mãos com sabonete. Assim, você elimina as impurezas presentes nos dedos e nas unhas, que podem contaminar as lentes.

A mesma cautela deve ser tomada durante o armazenamento do produto. Ele precisa ser guardado em frasco adequado e embebido em um líquido também apropriado. Para terminar, não se esqueça de que você jamais deve dormir com as lentes, combinado? E use-as apenas se estiverem dentro do prazo de validade.

Quem tem miopia, hipermetropia e astigmatismo pode usar lentes?

Sim, as lentes de contato são superindicadas para casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo — e até mesmo presbiopia, a famosa vista cansada.

Como você sabe, quem tem miopia não consegue enxergar bem de longe. Tudo fica embaçado e fora de foco. Então, dependendo do grau, é mais aconselhável optar por elas, afinal os óculos não favorecem muito a visão de quem tem um grau muito alto. Por sua vez, as lentes oferecem toda segurança e proporcionam uma visão ampla e total.

Por mais que o olho se movimente ou você use a visão periférica, elas possibilitam imagens perfeitas. As indicadas para quem tem miopia são do tipo gelatinosas.

Já quem sofre de hipermetropia tem dificuldade em ver de perto. Os objetos próximos perdem o foco, mas a visão fica clara quando estão à distância. Ver televisão, por exemplo, pode ser desconfortável, mas ler uma placa na estrada provavelmente não é.

A excelente notícia é que existem diversos modelos de lentes de contato que são um alívio para corrigir esse problema de visão. Assim, podemos dar conta de nossas atividades do dia a dia toda vez que precisarmos ver de perto.

Por fim, quem tem astigmatismo vê as imagens desfocadas durante a leitura, por exemplo. A vista fica borrada, distorcida ou dupla. É algo muito comum, e existem lentes excelentes para corrigir a irregularidade. Para tal, as mais indicadas são denominadas tóricas.

Sem dúvida, as lentes trazem muitos benefícios a quem tem problemas de visão. Elas não marcam o rosto, adaptam-se bem a todos os tipos de córnea e, se usadas corretamente, só trazem alegria e liberdade. Basta experimentá-las para você se dar conta das facilidades que são capazes de proporcionar em sua rotina.

Contudo, antes de decidir entre óculos ou lentes de contato, é muito importante procurar o oftalmologista. Afinal de contas, nada melhor que um profissional especializado para saber qual solução é mais recomendada para corrigir seu problema ocular.

E então? Descobriu quais são as vantagens e desvantagens de optar por óculos ou lentes? Só não deixe de acessar nosso site para ter acesso a uma variedade de opções de lentes corretivas e coloridas!