Facebook Pixel e-lens | Catarata: conheça os sintomas, causas e tratamento

Catarata: conheça os sintomas, causas e tratamento

Catarata: conheça os sintomas, causas e tratamento

Você sabe o que é e quais são os sintomas da catarata? Poder enxergar e perceber o mundo que nos cerca com riqueza de cores, nitidez e detalhes é, certamente, uma de nossas habilidades mais importantes, não é mesmo?

Por isso, perder a visão — completa ou parcialmente — está entre os maiores medos do ser humano e é por isso que, a cada dia, cresce a preocupação e a conscientização sobre as doenças oculares, principalmente no que diz respeito à catarata.

Além dos sintomas, ainda existem várias questões acerca dessa doença. As pessoas geralmente pesquisam se existe mais de um tipo e como é possível se prevenir. Se você também tem essas dúvidas, continue a leitura deste post e descubra as respostas!

Conteúdo

O que é catarata, afinal?

A catarata é caracterizada pela perda na transparência de uma estrutura ocular chamada cristalino — que também é conhecida como a lente natural do olho humano.

A palavra “catarata” tem origem do termo grego “katarhaktes“, que significa “queda d’água”, e foi empregado pelos médicos de antigamente porque, ao fazerem exames nos pacientes, eles viam como se um véu de água leitosa e opaca tivesse caído sobre o cristalino dessas pessoas.

Uma das principais causas de cegueira no mundo, ela é uma doença considerada progressiva, ou seja, sua evolução é lenta e, na maioria dos casos, está associada ao envelhecimento. A boa notícia é que quase todos os portadores dessa comorbidade podem ser curados por meio de uma cirurgia — mesmo aqueles casos considerados mais graves.

Quais são os sintomas da catarata?

No início, a catarata pode ser assintomática — ou seja, não apresentar qualquer tipo de sintoma — e progredir conforme as proteínas do cristalino se aglutinarem umas com as outras e, com isso, causar a opacidade dessa estrutura.

Os sinais de alerta mais comuns para essa doença são:

  • diplopia — visão dupla;
  • visão embaçada ou desfocada;
  • fotofobia, que é a dor ou incômodo ao olhar para a luz;
  • alteração da percepção das cores onde, geralmente, as maiores queixas são com relação ao “amarelamento” dos tons;
  • mudança frequente dos erros refrativos, ou seja, o paciente precisa mudar muitas vezes o grau dos óculos.

Quais são as causas da doença?

As causas da catarata são diversas, uma vez que a doença se subdivide em vários tipos. A catarata senil é a forma mais comum, que ocorre conforme o envelhecimento da estrutura do cristalino, geralmente após os 65 anos de idade.

Os fatores de risco mais importantes são:

  • diabetes;
  • tabagismo;
  • utilização em excesso e prolongada de colírios à base de corticoides;
  • hipertensão;
  • obesidade;
  • alcoolismo;
  • histórico da doença na família;
  • exposição excessiva dos olhos aos raios ultravioletas.

Existe também a catarata congênita, que ocorre logo no nascimento ou durante os primeiros 6 meses de vida do bebê. Geralmente, ela é causada por alguma infecção durante os três primeiros meses de gestação e a rubéola é a principal delas.

Além disso, traumas nos olhos também podem provocar a doença, que é chamada de Catarata Traumática. Ela pode aparecer em qualquer idade e decorre, conforme já dito, de traumatismos penetrantes ou contusos — em que há apenas a transferência de energia. Algumas cirurgias oculares também podem causar esse tipo de catarata.

Quais são os tratamentos disponíveis?

A cirurgia é o único tratamento capaz de erradicar completamente a doença. Ela é feita a partir da retirada do cristalino e da implantação de uma lente intraocular no lugar dele para substituir as funções da estrutura comprometida. A melhora da acuidade visual é percebida logo nos primeiros dias, mas a restauração completa da visão acontece em até 8 semanas.

E aí, gostou de saber mais sobre os sintomas da catarata, seus subtipos e tratamentos? Quer continuar a aprender sobre o assunto? Então aproveite e confira outras 6 doenças oculares e como se cuidar delas.