Facebook Pixel e-lens | Coronavírus: Cuidados com os Olhos e as Lentes de Contato

Coronavírus: Cuidados com os Olhos e as Lentes de Contato

Coronavírus: Cuidados com os Olhos e as Lentes de Contato

O vírus COVID-19, mais conhecido como coronavírus, está sendo o assunto mais falado no mundo. Com restrições em diversos países e constantes notícias de novos infectados, os cuidados tem se tornado cada vez maiores para evitar que se espalhe ainda mais. Enquanto cientistas permanecem estudando os sintomas e seus tratamentos, todo cuidado é pouco e medidas de prevenção estão ficando cada dia mais comuns no nosso país.

 

Conteúdo

Quais são os sintomas do coronavírus?

 

O vírus anteriormente registrado:

O coronavírus não é tão novo quanto pensam, ele já foi registrado no mundo anos atrás. A SARS, conhecida como Síndrome Respiratória Aguda Grave, surgiu na região sul da China em 2002. Os sintomas registrados foram diarreia, falta de ar e dificuldade respiratória, fadiga e insuficiência renal. Os idosos apresentaram maior vulnerabilidade.

No Oriente Médio em 2012 o coronavírus foi chamado de síndrome respiratória do Oriente Médio ou MERS. Os sintomas eram também a falta de ar, tosse, febre, náuseas e diarreia. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), entre dez pacientes infectados, três ou quatro morreram.

Sabe-se que o vírus afeta diretamente o sistema respiratório e os infectados apresentam sintomas comuns de um resfriado, como tosse, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e em alguns casos, febre duradoura.

É possível que para pessoas com menos imunidade, como os idosos, o vírus evolua para uma doença respiratória mais grave, como pneumonia ou bronquite.

 

O atual Coronavírus de Wuhan:

O atual coronavírus de Wuhan, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), foi transmitido do animal aos seres humanos. Ainda não se sabe qual tipo de animal causou a transmissão, mas os primeiros relatos foram de funcionários ou de pessoas ligadas a um mercado de frutos do mar na cidade chinesa. Não se sabe se surgiu destes animais ou outros, como morcegos ou cobras.

Os sintomas da Covid19 levam mais tempo para se desenvolver. Os pacientes apresentam tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça, febre duradoura e cansaço. 

 

Como é transmitido?

 

Quando trata-se da transmissão humana, o mesmo ocorre quando há contato com secreções de uma pessoa já infectada, como por exemplo as gotículas de um espirro ou tosse.

A exposição à transmissão do vírus pode ser dada por tocar uma pessoa que carregue o vírus e depois disso tocar os olhos, nariz ou boca.

 

Qual é o tratamento?

 

Cientistas permanecem em pesquisas, pois não há nenhum tratamento específico. Como em uma gripe, os sintomas desaparecem por conta própria em alguns dias, por isso é importante observar e procurar atendimento médico.

É possível que o médico prescreva medicamentos que aliviam sintomas do resfriado e aconselhe que o paciente ingira bastante líquido e permaneça de repouso e procure não ter contato com outras pessoas para que o vírus não se espalhe. 

 

Como me prevenir?

 

Os olhos são uma parte importante para a prevenção ou para propagação da doença por um principal motivo: nós mexemos muito nos olhos, mesmo sem percebermos. Ainda mais se fazemos uso de lentes de contato, quando obrigatoriamente temos que manipulá-lo com mais frequência. Por isso é muito importante redobrar a atenção e os cuidados com a higiene dos olhos e lentes.

Os olhos, boca e nariz são bastante suscetíveis a infecções por bactérias, por esse motivo a proteção da máscara é muito utilizada quando um vírus está se espalhando.

O risco de infecção pode ser reduzido quando evitamos contato direto com pessoas que apresentam sintomas e também tomando cuidados básicos e importantes:

Tente evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão e por pelo menos 20 segundos, principalmente quando tossir ou espirrar, antes e depois de colocar as lentes de contato e antes de cozinhar ou comer;
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e desinfete os objetos e as superfícies em que for tocar;
  • Cubra a boca e nariz com um lenço descartável quando sentir que irá tossir ou espirrar e descarte o lenço imediatamente;
  • Se as mãos não estiverem bem higienizadas, não toque nas lentes de contato ou estojo de lentes;
  • Limpe e desinfete superfícies ou objetos que você usa com frequência;
  • Se possível, opte pelo uso de lentes diárias para evitar contaminação. Caso não seja possível, faça todo o processo de limpeza com mais frequência.

 

Dicas importantes:

Quer uma ajuda para contabilizar o tempo de pelo menos 20 segundos ao lavar suas mãos, principalmente antes de colocar ou tirar suas lentes?

Estudos dizem que o número de micróbios nas mãos diminuem consideravelmente se você lavar suas mãos por mais tempo e mais do que 20 segundos é um tempo ótimo.

20 segundos é o tempo de cantarmos “parabéns pra você” duas vezes, mas temos mais músicas para te inspirar e te ajudar a lavar as mãos cantarolando.

Beyonce – Love on top

“Baby it’s you / you’re the one I love / you’re the one I need / you’re the only one I see / come on baby it’s you / you’re the one that gives your all / you’re the one I can always call / when I need to make everything stop / finally you put my love on top…”

Culture Club – Karma Chameleon

“Karma, karma, karma, karma, karma chameleon / you come and go, you come and go / loving would be easy if your colours were like my dreams / red, gold and green, red, gold and green…”

Kylie Minogue – Can’t get you out of my head

“La la la la la la la la / la la la la la la la la / la la la la la la la la / la la la la la la la la / I just can’t get you out of my head…”

Mambo nr 5 – Lou Bega

“A little bit of Monica in my life / a little bit of Erica by my side / a little bit of Rita is all I need / a little bit of Tina is what I see / a little bit of Sandra in the sun / a little bit of Mary all night long / a little bit of Jessica, here I am / a little bit of you makes me your man”

Take on Me – A-ha

“Take on me (take on me) / Take me on (take on me) /  I’ll be gone / In a day or two…”

Stayin’ Alive – Bee Gees

“Whether you’re a brother or whether you’re a mother / You’re stayin’ alive, stayin’ alive / Feel the city breakin’ and everybody shakin’ / And we’re stayin’ alive, stayin’ alive / Ah, ha, ha, ha, stayin’ alive, stayin’ alive / Ah, ha, ha, ha, stayin’ alive…”

Another One Bites the Dust  – Queen

“Another one bites the dust / another one bites the dust / and another one gone and another one gone / another one bites the dust / hey, I’m gonna get you, too / another one bites the dust…”

E para as crianças:

A Roda do Ônibus – Xuxa

“A roda do ônibus roda roda / roda roda / roda roda / A roda do ônibus roda roda / pela cidade/ A porta do ônibus abre  fecha / abre e fecha abre e fecha /A porta do ônibus abre e fecha pela cidade…”

 

Período de Isolamento

 

A gravidade e disseminação do vírus está nos levando a mudanças de nossas rotinas. Sabemos da real importância da colaboração neste momento, e todo o cuidado é válido.

Este é o momento de evitarmos contatos próximos com outras pessoas e locais com aglomerações, sempre mantendo a higienização das mãos e objetos que usamos de forma mais recorrente.

Pensando em tudo isso, nós da e-lens estamos tomando importantes medidas e fazendo a nossa parte para ajudar no controle da disseminação do Coronavírus. A maior parte da nossa equipe está trabalhando remotamente para criar conteúdos e promoções especiais aos nossos clientes. Já nossa equipe logística está trabalhando em escalas e horários diferenciados para garantir que os pedidos sejam enviados o mais rápido possível. Também adotamos medidas ainda mais rígidas de higiene, principalmente ao embalar os pedidos. Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para garantir as entregas com segurança para todos.

Fique tranquilo, pois nosso e-commerce está sempre aberto pra você e nosso time de atendimento está à disposição para tirar possíveis dúvidas.

Nesta hora, o mais importante é tomarmos os cuidados necessários para a proteção de todos.

 

As dicas de prevenção ao Coronavírus te ajudaram? Continue cuidando bem dos seus olhos e capriche na limpeza de suas lentes.