Facebook Pixel e-lens | Está com os olhos tremendo? Descubra o que pode ser

Está com os olhos tremendo? Descubra o que pode ser

Está com os olhos tremendo? Descubra o que pode ser

Ao menos uma vez na vida, você provavelmente já sentiu os seus olhos tremendo. Saiba que essa situação é muito comum e está relacionada, na maioria das vezes, com o cansaço dos músculos localizados na região. Logo, uma breve pausa na rotina resolve o incômodo.

Porém, há casos em que os tremores nas pálpebras indicam sérios problemas de visão ou de saúde. Por isso, é fundamental observar os sintomas associados à tremura e o seu tempo de duração. Se necessário, o médico deve ser procurado de imediato para o correto diagnóstico.

Afinal, ter cuidado com os olhos é essencial para manter a saúde da visão e a qualidade de vida.

Neste post, vamos mostrar o que fazer quando estiver com os olhos tremendo, quais são as possíveis causas do incômodo e o momento certo de buscar ajuda médica. Veja abaixo.

Conteúdo

O que fazer quando estiver com os olhos tremendo?

O tremor nos olhos é uma condição que afeta quase todas as pessoas ao menos uma vez na vida. Os médicos chamam esse sintoma de mioclonia, uma tremura involuntária das pálpebras ou do músculo ao redor. Em alguns casos, ela vem acompanhada de dormência.

Geralmente, não há nada a se fazer quando os olhos estão tremendo. Então, o jeito é esperar que o incômodo passe, o que muitas vezes acontece em um curto período. Porém, quando o tremor perdura por dias ou até mesmo semanas, pode ser um sinal de que há algo errado com a sua saúde.

Se as suas pálpebras tremem o tempo todo, você pode estar com blefarospasmo, uma doença do sistema nervoso que, em determinados pacientes, atinge também os músculos do rosto e em torno da boca. O tratamento é feito com a aplicação de injeções de Botox.

olhos tremendo

Quais as causas do tremor nos olhos?

Caso você esteja sentindo seus olhos tremendo por alguns dias, é preciso atentar para as possíveis causas do problema e quais formas de controlar o tremor. Lembre-se de procurar um oftalmologista e clínico geral caso o sintoma seja persistente.

Estresse

O estresse é responsável pelo aumento de secreção de hormônios — como a adrenalina e o cortisol — no sistema nervoso. Quando chegam aos nervos e aos músculos, eles provocam contrações rápidas e involuntárias, que podem acarretar no tremor nos olhos.

É importante adotar hábitos saudáveis que combatam o estresse e outros tipos de doenças mentais e físicas. Uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios, o descanso e o lazer são essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Então, se você está passando por um momento de estresse, tente separar alguns momentos para a prática de esportes e para relaxamento.

Horas de sono insuficientes

Como está a qualidade do seu sono? Saiba que dormir pouco e mal causa cansaço não apenas ao corpo e à mente, mas também aos músculos dos olhos. Por conta disso, as pálpebras começam a tremer — esse é um sinal de que você precisa descansar.

Pense que os músculos dos seus olhos trabalham o dia todo para  que você possa fazer as suas atividades cotidianas. Assim, eles também merecem um descanso, certo? Dormir pelo menos 7 a 8 horas por dias vai ajudar esses órgãos tão importantes descansarem também.

Caso esteja com dificuldade para dormir, a dica é observar se o seu quarto está escuro e silencioso o suficiente para que você possa pegar no sono tranquilamente. Avalie, também, o conforto do seu colchão ou se é preciso trocá-lo. 

Adotar alguns hábitos também podem ajudar, como evitar usar o celular ou computador por algumas horas antes de se deitar ou fazer algum alongamento já na cama para relaxar antes do sono.

Ausência de vitaminas e minerais

As vitaminas e os minerais — como a B12, o magnésio e o potássio — são importantíssimos para manter o funcionamento normal do nosso organismo e propiciar o nosso bem-estar. Por sua vez, a ausência desses nutrientes ocasiona tremores involuntários nas pálpebras.

Uma alimentação equilibrada e saudável inclui uma variedade de vitaminas e minerais encontrada em ovos, carnes, peixes, laticínios, vegetais e frutas. 

Desidratação

Além de uma alimentação adequada é importante não se esquecer da ingestão de água. O ideal é ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia, mas esse valor depende de cada pessoa e o ideal é consultar um especialista. A desidratação causa o enfraquecimento dos músculos dos olhos, que acarreta no tremor.

Excesso de cafeína e bebidas alcoólicas

O consumo excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas deixa o corpo em estado de alerta e provoca desidratação. Logo, tais substâncias podem afetar os músculos da região dos olhos e ocasionar tremuras. É fundamental não abusar delas e lembrar-se de ingerir água.

A gente sabe que é muito difícil deixar o cafezinho de lado, mas é importante se controlar e evitar aquelas xícaras extras durante o dia para garantir o melhor funcionamento de todo corpo, inclusive dos olhos.

Alergias

Pessoas alérgicas produzem uma substância chamada histamina que podem chegar às pálpebras quando elas coçam os olhos. É justamente essa substância que é pelos tremores. 

Por isso, quem já tem tendência a ter alergia precisa evitar o contato com alérgenos. Caso você tenha alguma alergia, é importante consultar um especialista para realizar o tratamento com as medicações indicadas por ele.

Secura nos olhos

O olho seco é provocado pela falta de hidratação na região ocular. Como citamos acima, essa condição debilita os músculos das pálpebras e resulta em tremores. 

Tal problema atinge principalmente quem já passou dos 50 anos ou pessoas cujos hábitos propiciam a secura. Quem passa longas horas em ambientes com ar condicionado ou mora em lugares muito secos também costuma sofrer mais com esse problema.

Para manter os olhos umectados, é importante utilizar o colírio indicado pelo médico. Além disso, descansar a vista depois de uma ou duas horas em frente ao computador e retirar as lentes de contato (caso você as use) antes de dormir são práticas recomendadas.

Quem usa lentes de contato também pode optar por lentes especiais para pessoas que sofrem com olhos secos. Essas lentes são produzidas com materiais diferenciados e contam com tecnologias que promovem maior hidratação dos olhos.

Problemas de visão

Quando temos alguma dificuldade para enxergar, os olhos trabalham mais para focar as imagens. Por isso, os músculos da região ficam cansados e, consequentemente, as pálpebras começam a tremer. Nessa situação, o melhor a se fazer é procurar o médico.

Muitas vezes, o uso de óculos de grau ou lentes corretivas é o suficiente para solucionar o problema de visão.

orém, doenças nos olhos como a catarata, a degeneração macular, o glaucoma e a retinopatia exigem tratamentos complementares.

Por isso, é essencial manter uma rotina de consultas com o oftalmologista para garantir que qualquer problema de visão seja corrigido o quanto antes.

Medicamentos

Outro fator que pode ocasionar em tremor dos olhos é o uso de alguns medicamentos. Quem tem enfisema, asma ou epilepsia pode sentir o tremor nos olhos como efeito colateral de alguns remédios específicos.

Se esse for o seu caso, o ideal é conversar com o médico para avaliar a possibilidade de mudar o medicamento.

Quando é preciso procurar o médico?

Acima nós falamos das causas mais comuns do tremor nos olhos, e como dissemos essa sensação é comum e acontece com muitas pessoas. Embora em muitas situações seja pontual e passe depois de alguns dias, sentir os olhos tremendo pode ser um sinal de que algo mais grave pode estar acontecendo.

Mas afinal de contas, quando o tremor nos olhos requer a presença em um consultório médico? Abaixo listamos alguns sinais que podem te ajudar:

  • tremor dura mais de uma semana;
  • além dos olhos tremendo, há vermelhidão ou inchaço na região;
  • atinge as demais partes do rosto;
  • percebe-se anormalidades nas pálpebras, como elas fecharem por completo na hora dos tremores ou ficarem mais caídas que o habitual.

Agora, sim, você sabe quais são as causas da tremura nas pálpebras e o que fazer quando estiver com os olhos tremendo. Ainda que tudo pareça estar em ordem, lembre-se de que é importante visitar o oftalmologista regularmente para verificar a quantas anda a saúde da sua vista.

Achou este post relevante? Que tal, então, conferir mais um conteúdo? Entenda quais são os principais problemas nos olhos, suas causas e como tratar!