Facebook Pixel Terçol: Saiba o que é e como tratá-lo – e-lens

Terçol: Saiba o que é e como tratá-lo

Terçol: Saiba o que é e como tratá-lo

Terçol ou hordéolo é um caroço vermelho e doloroso perto da borda da pálpebra que pode parecer uma bolha ou uma espinha. O terçol é muitas vezes cheio de pus. Ele se forma normalmente no exterior da sua pálpebra, mas, por vezes, pode se formar na parte interior da pálpebra.

As pálpebras têm muitas glândulas lipídicas, especialmente em volta dos cílios. Pele morta, sujidade, ou acúmulo de oleosidade podem entupir ou bloquear estes pequenos canais.

Quando uma glândula é bloqueada, as bactérias podem crescer no seu interior e causar o desenvolvimento de um terçol.

Os sintomas do terçol incluem:

  • Dor e inchaço;
  • Aumento da produção de lágrimas;
  • Formação de muco ao redor da pálpebra;
  • Leve coceira.

Se o terçol não apresenta dor, pode ser um calázio. Os tratamentos para calázio e terçol são semelhantes, mas um calázio pode demorar mais tempo a sarar ou, ainda, necessitar de uma pequena intervenção cirúrgica.

Na maioria dos casos, o terçol começa a desaparecer por si mesmo em poucos dias.

Entretanto, você pode aliviar os sintomas causados por ele com algumas soluções simples.

Veja:

1. Fazer uma compressa quente;

Uma compressa quente é a forma mais eficaz de tratar o terçol. O calor ajuda a trazer o pus à superfície, dissolvendo-o naturalmente. Molhar uma toalha limpa com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente, então coloque a toalha suavemente sobre o olho por cerca de 5 a 10 minutos. Não aperte ou tente perfurar. Isso poderá provocar infecções mais graves. Pode fazer este procedimento de três a quatro vezes ao dia.

2. Limpe sua pálpebra com água e sabão neutro;

Os oftalmologistas aconselham a evitar produtos químicos sintéticos e duros ao limpar a zona dos olhos. Em vez disso, os ingredientes devem ser hipoalergênicos e não-irritantes.

A pele em volta dos olhos é muito mais fina do que o resto do seu rosto. Portanto, é preciso ter muito cuidado com os produtos que se aplicam na zona dos olhos.

Pode também escolher um xampu recomendado para bebês e misturá-lo com um pouco de água quente. Utilize-o com um cotonete ou pano limpo para limpar suavemente as pálpebras. Pode fazer este procedimento todos os dias até o terçol desaparecer. A limpeza das suas pálpebras também ajuda a prevenir seu futuro aparecimento. 

Outra opção é a utilização de uma solução salina. Pode ajudar a promover a drenagem e a quebrar as membranas bacterianas.

3. Usar um sachê de chá quente;

Em vez de usar uma compressa de pano quente, pode usar um sachê de chá quente. O chá preto funciona melhor porque ajuda a reduzir o inchaço e tem algumas propriedades antibacterianas.

Prepare o chá normalmente e espere até que o saquinho de chá esfrie o suficiente para colocar sobre o olho. Mantenha-o sobre o olho por cerca de 5 a 10 minutos. Use um saquinho de chá separado para cada olho.

4. Massagear a área para promover a drenagem;

Pode massagear a área com o auxílio de um algodão para promover a drenagem. Massagear a área suavemente com as mãos limpas. Assim que o terçol for drenado, manter a área limpa e evitar tocar nos olhos. Pare, se a massagem for muito dolorida.

5. Evite usar maquiagem neste período;

Evite usar maquiagem se tiver terçol. A maquiagem pode irritar ainda mais os olhos e atrasar o processo de cura. Também pode transferir bactérias para a sua maquiagem e pincéis, espalhando a infecção e transmitindo para o outro olho.

Lave regularmente seus pincéis reutilizáveis. O ideal é a troca regular do seu kit, pois maquiagem também tem prazo de validade.

6. Procure por orientações médicas;

No caso de uma infecção muito importante, seu oftalmologista pode indicar uma injeção de esteróides para reduzir o inchaço. Também pode prescrever um creme antibiótico para infecções bacterianas. Para um terçol que seja interno ou que afete a sua visão, o seu médico poderá promover a drenagem de modo profissional e com toda a segurança necessária.

 

Posso Usar Lentes de Contato Durante o Tratamento?

 

Se você usa lentes de contato e desenvolve um terçol, este é um bom momento para dar uma pausa nos uso enquanto a infecção cicatriza. Isto é especialmente importante se você estiver lidando com um terçol interno.

É provável que a lente de contato fique friccionando o terçol, causando irritação extra. Se você tiver um terçol externo e tiver absolutamente que usar suas lentes de contato, isto pode não interferir no uso. Entretanto, se você quiser mais segurança, evite usar suas lentes de contato por completo neste período.

Contate seu oftalmologista se tiver alguma dúvida sobre o uso de suas lentes de contato. Eles podem examinar seu olho e informá-lo se o contato entre a lente e o terçol estão bem, com base na localização e gravidade da infecção.

Se você usar lentes de contato enquanto o terçol estiver curando, é importante jogá-las fora após cada uso. Você pode facilmente se infectar novamente se continuar usando as mesmas lentes de contato depois que a infecção tiver cicatrizado.

Se suas lentes de contato são de troca anual, certifique-se de desinfetar bem suas lentes.

Lembre-se que para manter a saúde do olho, é muito importante que suas lentes de contato estejam bem limpas e cuidadas. Nunca use lentes de contato velhas e desgastadas.

Mantendo todos os cuidados necessários, sua recuperação será rápida e sem consequências mais severas.

Na e-lens você tem facilidade, rapidez e segurança para adquirir suas lentes de contato e soluções de assepsia receitadas pelo seu médico oftalmologista. Visite nosso site e confira nossa grande variedade de marcas ou entre em contato com a nossa central de atendimento e tire suas dúvidas.

Artigos Relacionados