Facebook Pixel Quais são os tipos de lentes de contato que existem? – e-lens

Quais são os tipos de lentes de contato que existem?

Quais são os tipos de lentes de contato que existem?

O mercado de lentes de contato possui uma tecnologia muito avançada e que está e movimento, evoluindo todos os dias. Por isso, se você as utiliza, é bom estar sempre por dentro de todas as novidades, sabendo quais são os diversos tipos, modelos e funções.

Primeiro, você precisa saber que existem lentes de contato de materiais diferentes!

• Rígidas
• Gelatinosas

Existem as RÍGIDAS (feitas de material não flexível) e as GELATINOSAS (feitas de materiais flexíveis). As flexíveis são, sem dúvida, mais confortáveis e também aderem com maior facilidade e melhor a superfície ocular. Porém, dependendo da sua necessidade, por exemplo, digamos que você tenha ceratocone (uma doença que afeta o formato e espessura da córnea), torna-se necessário utilizar as lentes rígidas.

Depois temos também as lentes:

• Tóricas
• Multifocais

As lentes TÓRICAS são direcionadas para corrigir o astigmatismo (doença que torna a visão embaçada tanto de perto quanto de longe), e também corrigir miopia (má visão a distância) e hipermetropia (má visão de perto).
Já as lentes MULTIFOCAIS são lentes capazes de oferecer foco para mais de uma distância sem a necessidade de óculos. Geralmente indicada para pessoas com mais de 40 anos (pacientes com presbiopia).

Quando o paciente passa por alguma cirurgia refracional ou outros procedimentos oculares, utiliza-se, sem a necessidade de tirar para dormir e com supervisão médica, as LENTES TERAPÊUTICAS – que costumam ser gelatinosas. E também existem as LENTES ESTÉTICAS, que são, por exemplo, as coloridas ou as que modelam a córnea para resultados como olhares mais brilhantes, maiores ou mais profundos. Essas não possuem grau.

O que pode variar também é o período de uso para cada lente. Gelatinosas, algumas são mais finas e desenvolvidas para serem usadas pelo período de 1, 15 e 30 dias, enquanto outras, mais grossas e resistentes, são de uso anual, ou seja, trocadas a cada doze meses.

Hoje, com cada vez mais diversidade e tecnologia, temos novas categorias de período como:

Descartáveis de uso diário – As lentes são usadas por no máximo 24 horas antes de serem substituídas.
Descartáveis de uso quinzenal – As lentes são usadas diariamente e substituídas a cada quinze dias.
Descartáveis de uso mensal – As lentes são usadas por um período prolongado, de um a trinta dias, e então descartadas.

E é sempre bom lembrar: antes de escolher qualquer modelo ou marca, é ideal consulta um médico oftalmologista para fazer alguns exames e garantir que seus olhos se adaptarão bem ao uso das lentes.

Confira nossas vantagens e ofertas! www.e-lens.com.br

Artigos Relacionados